segunda-feira, 27 de abril de 2020

BAGÉ | Escolas Municipais passam a ter aulas a partir desta terça-feira pela TV Câmara



Como não se sabe quando o convívio entre os alunos será permitido novamente, essa é a alternativa encontrada pela Secretaria de Educação e Formação Profissional, em parceria com a TV Câmara, que é transmitir videoaulas no canal aberto 18.3, a partir desta terça-feira (28) para que os alunos não percam o ano letivo. É a primeira vez que a rede pública de ensino de Bagé está aderindo a iniciativa, que vem ganhando adesão de novas Secretarias de Educação da região, que é a produção de videoaulas e a transmissão em canal aberto de televisão para todo o município.

Devido à incerteza de quando os alunos poderão voltar a conviver com os colegas por conta do contágio do coronavírus, as escolas municipais decidiram dar continuidade ao calendário letivo através da das videoaulas, em que os estudantes terão acesso a transmissões ao vivo feitas por seus professores, materiais gravados e lições. A ideia partiu da secretária de Educação de Bagé, Adriana Lara, como forma de garantir com que a educação continue chegando aos mais de 13 mil alunos.
Um dos grandes obstáculos do trabalho a distância está no engajamento dos alunos. Se manter a atenção no ambiente de estudos não é tarefa fácil, quando eles estão na comodidade do lar isso pode ser ainda mais desafiador. Porém, segundo Adriana, o interesse das crianças e dos jovens pela tecnologia ajuda nesse processo. “Antes da suspensão das aulas nas escolas, os professores forneceram atividades para os estudantes e, diariamente, através de aplicativos de mensagem, avaliam os resultados com alguns grupos. Entretanto, boa parte dos alunos não têm acesso à internet e as atividades não chegam em todos. Cerca de 97% da população tem televisão em casa e, como o canal é aberto, terá mais abrangência”, relata. A secretária também conta que o desafio está sendo muito bem recebido pelos professores envolvidos: "há um espírito de vontade em inovar e desbravar este mundo das videoaulas entre a equipe", afirma.
O Prefeito de Bagé,Divaldo Lara, destaca que o projeto de videoaulas é um trabalho feito com muito profissionalismo e reafirma que o momento é propício para a inovação. “Nós temos enfrentado o Coronavírus com todo o cuidado e é claro que estamos focados também na educação. Nós esperamos que esse problema passe logo, mas enquanto não passa, estamos inovando, nos reinventando para dar aos alunos um conteúdo on line neste tempo de pandemia”, disse o Prefeito.
 
A Secretaria terá duas horas de programação disponibilizadas pela TV, uma hora pela manhã e uma pela tarde. Os horários, com 15 minutos de cada videoaula serão os seguintes: 10h - Educação Infantil; 10h15 - Anos Iniciais; 10h30 - Anos Finais; 10h45 - Educação para Jovens e Adultos (EJA). Os programas serão montados pela equipe pedagógica da Smed e gravados com os professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Polícia Civil deflagra Operação Rota 290 no município de Encruzilhada do Sul e região.

Quadrilha especializada em roubo de tratores, máquinas e estelionato é investigada. Um homem foi preso. A Polícia Civil, através da DECRAB/B...