quarta-feira, 6 de maio de 2020

Após dois meses, Força de Cooperação do Depen deixa o Estado, com balanço positivo


Após dois meses de operação em cadeias gaúchas, os 31 agentes da Força de Cooperação do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) deixaram o Rio Grande do Sul, na manhã desse domingo, 3. No sábado, 2, antes de embarcarem, os policiais penais passaram por testagem para detectar a presença de covid-19. Nos testes rápidos, realizados no Hospital da Brigada Militar, os 31 agentes, entre eles três mulheres, registraram resultado negativo para a presença do Coronavírus.  “Essa é uma garantia de que estamos nos deslocando sem a doença. É uma segurança para os que ficam aqui e para quem segue nas próximas missões”, relatou o coordenador institucional da força de operação, policial penal federal Claudevan Costa.
Desde o dia 3 de março, “estes agentes integraram a operação “Phronesis” com a missão de  dar apoio operacional às casas prisionais do RS, estabelecer os procedimentos de protocolo e de segurança, além de promover  a prevenção no combate à pandemia”, explicou o agente penitenciário, Fábio Duarte, e coordenador da FTIP no RS.
Durante os 60 dias em que ficou no Rio Grande do Sul, o grupo de agentes cedido pelo Depen participou de diversas ações de segurança e apoio aos órgãos de saúde locais. A Força de Cooperação do Depen está no Rio Grande do Sul desde o dia 3 de março deste ano. Foi autorizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para exercer atividades de instrução, nivelamento de procedimentos e apoio aos agentes da Susepe, nos serviços de guarda, vigilância e custódia de presos. A atuação da Força no Estado contou com o apoio logístico e a supervisão dos órgãos de administração penitenciária (Seapen e Susepe) e Segurança Pública do RS. Esta foi a sexta atuação da FOCOPEN, desde que foi criada, no país.
 “A Força de Cooperação revelou-se fundamental e exitosa nos dois eixos de sua atuação no RS, na prevenção/orientação, de um lado, e no apoio operacional em ações de estabilização da segurança prisional, de outro. Esta ação integrada é mais um exemplo de missão bem cumprida”, avaliou o secretário da Administração Penitenciária, Cesar Faccioli. “E, o que é mais importante, todos os agentes deixam o Estado do Rio Grande do Sul com pleno gozo de sua saúde física, viajando em segurança no retorno às suas bases”, complementou.
Agentes federais trabalharam na segurança dos presídios
Os agentes iniciaram seu trabalho no Estado, atuando na região Metropolitana de Porto Alegre, realizando operações de segurança no complexo prisional de Charqueadas. No início de abril, o grupo se transferiu para a região da Campanha, passando a utilizar como base a cidade de Bagé. As primeiras missões envolveram ações preventivas de controle à pandemia de Coronavírus, conscientização da população, além de capacitação de agentes da polícia penal gaúcha, em procedimentos de segurança, de acordo com a doutrina do departamento. Na ocasião, o município de Bagé era um dos mais atingidos pelo surto da Covid 19. Na metade do mês, a Força de Cooperação realizou operação de contenção de galeria e transferência de presos, na Penitenciária Estadual de Livramento, na região da Fronteira. Superintendente Cesar da Veiga acompanhou o comboio na chegada a Bagé
A Força encerrou sua participação no Rio Grande do Sul, atuando na região da 8ª Delegacia Penitenciária (Vales do Rio Pardo e Taquari), trabalhando no fortalecimento da segurança na região, investindo na qualificação dos servidores, reforçando as ações de controle à Covid-19, além de auxiliar nas atividades e rotinas prisionais, buscando a padronização de procedimentos. O superintendente da Susepe, Cesar da Veiga, agradeceu o apoio do Depen e deixou aberta a possibilidade de novas parcerias no futuro: “Tivemos uma atuação conjunta que revelou entrosamento e bons resultados”, finalizou Veiga.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Polícia Civil deflagra Operação Rota 290 no município de Encruzilhada do Sul e região.

Quadrilha especializada em roubo de tratores, máquinas e estelionato é investigada. Um homem foi preso. A Polícia Civil, através da DECRAB/B...