quinta-feira, 4 de junho de 2020

Prefeitura realiza ato de despedida de secretário de Saúde e Procurador-geral



Após três anos e meio à frente da Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Mário Mena Kalil, e o Procurador-Geral do Município, José Heitor Gularte, deixaram seus cargos, na manhã desta quinta-feira (04), em uma breve solenidade no salão Nobre, em que o prefeito Divaldo Lara agradeceu aos importantes trabalhos e legados deixado por ambos. 

Gularte contou um pouco da sua carreira na advocacia, relatando os cargos que exerceu até assumir a Procuradoria Municipal. “Não tenho qualquer dúvida que, na minha trajetória em Direito, essa passagem pela Prefeitura foi a mais rica. Não somente por chefiar a procuradoria do município que é algo complexo, mas também pela relação urbana, pois em uma Prefeitura tu tem contato com ações que não são só de advocacia pública que dialogam com ente público, tu trabalha com seres humanos e as ações repercutem na vida dessas pessoas e isso é de uma riqueza que vou guardar como ser humano, não como advogado, mas nas minhas relações interpessoais”, contou, colocando-se sempre à disposição.
Mena iniciou sua fala destacando que o cargo que ocupou neste período foi o mais difícil e mais nobre de todos os já exercidos. Ele também frisou que buscou trabalhar por várias conquistas e ser sujeito nas transformações da sociedade. “Talvez Bagé, hoje, desfrute de uma situação que jamais desfrutou nessa inter-relação com os hospitais, entidades assistenciais e todos unidos em uma só tarefa: o bem da população, o bem do cidadão. Por isso, nos fez vencer até o presente momento essa batalha contra a Covid-19. Porque todos entenderam que precisávamos trabalhar juntos”, enfatizou. Mena vai seguir atuando na medicina, assumindo mais um compromisso, desta vez, o ambulatório de ginecologia do Hospital Universitário e também permanece na comissão municipal da Covid. “Obrigado pela honra de ter sido secretário. Saio com a leveza de quem fez um bom trabalho e com consciência tranquila”, agradeceu.
O chefe do Executivo finalizou a cerimônia dizendo: “Só temos a agradecer pelo trabalho grandioso desses dois profissionais, com a certeza de que a continuidade seguirá sendo muito bem executada por Igor Palomino, que assume a Procuradoria, e Deise Quadros, secretária municipal de Saúde. Aos dois, sucesso nas novas missões”. Divaldo frisou que Bagé caminha no sentido de quem preserva vida, interesse público, e de quem trabalha em equipe e sociedade.

Novos Secretários


Deise Quadros Rosa Veleda, com ampla experiência na gestão pública, assumiu hoje a Secretaria Municipal de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência. Ela atuava como chefe de Gabinete do secretário Mario Mena Kalil, que deixou a pasta, mas continua exercendo a função de coordenador do Centro de Operações de Emergência (COE). Deise ingressou na atividade pública em 2003, no Posto de Atendimento Médico (PAM I) como estagiária. Antes disso, trabalhou no Centro de Instrução de Guerra na Selva, através do Exército, acompanhando o grupo de Ações Cívico Social (ACISO) de assistência médica nas comunidades indígenas de Manaus (Amazônia) durante três anos. A nova secretária contou que um ano depois de assumir a coordenação do PAM, onde ficou por 10 anos, foi convidada a montar o ambulatório regional Saúde da Mulher no qual gerenciou seis municípios, por sete anos. Deise também auxiliou na montagem do Centro Integrado de Oncologia (Cion) onde foi coordenadora administrativa. Trabalhou de forma voluntária na chefia de gabinete da secretaria de Assistência Social na gestão de Andreia Quadros. Na ocasião em que o prefeito Divaldo Lara assumiu a gestão em 2017, foi convidada pelo gestor e Kalil, a assumir a coordenação do programa Mais Médicos, onde trabalhou com 25 profissionais. Também, na mesma época, liderou a Central de Exames de todo município.


Igor Palomino, advogado, formado pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), em 2005, pós-graduado em Direito Processual. Procurador do Município concurso desde 2011. Em 2017 assumiu a função de procurador-geral adjunto. Responsável pelo ajuizamento de diversas ações a favor do município, inclusive a reclamação contra o presidente do Tribunal de Justiça que restabeleceu os valores repassados para pagamento de precatórios, gerando uma economia de mais de R$ 4 Milhões aos cofres públicos
Comandado pelo procurador Heitor, Igor foi responsável pela economia de R$ 37 milhões ao erário municipal. Palomino é o primeiro procurador de carreira a assumir a Procuradoria-geral do município, demonstrando a valorização da advocacia pública pelo Governo Municipal.













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Polícia Civil deflagra Operação Rota 290 no município de Encruzilhada do Sul e região.

Quadrilha especializada em roubo de tratores, máquinas e estelionato é investigada. Um homem foi preso. A Polícia Civil, através da DECRAB/B...