domingo, 7 de junho de 2020

Secretaria de Saúde reforça a importância do Teste do Pezinho



No Dia Nacional do Teste do Pezinho (06/06), a Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência reforça a recomendação preconizada pelo Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) para realização do teste entre o 3º e 5º dia de vida do bebê, um dos exames mais importantes para detectar possíveis problemas na saúde do recém-nascido.

O teste do pezinho é realizado em Bagé, através do Sistema Único de Saúde (SUS), no Laboratório Municipal Breno Gasparri, que encaminha as coletas para o Laboratório Central do Estado, onde em torno de uma semana já se obtém os resultados.

Cíntia explica que no laboratório, funcionárias capacitadas são responsáveis pela coleta e que em 2019 foram coletadas 1480 amostras do teste do pezinho. Neste ano, até o momento, aproximadamente 700 amostras já foram encaminhadas para Porto Alegre. “Quando alguma coleta apresenta resultado positivo para alguma doença, o laboratório de Porto Alegre entra em contato com Bagé, para que a assistente social do nosso laboratório faça contato com a família da criança, onde é explicada a alteração e se faz uma nova coleta, que é encaminhada novamente para Porto Alegre e uma consulta já é marcada também na capital para que o bebê já inicie o tratamento, quando necessário”, detalhou.

De acordo com a coordenadora, o objetivo é coletar 100% das crianças até o quinto dia de nascimento e Bagé apresenta 95% desse resultado. Os demais são coletados entre 10 a 15 dias ou em alguns casos, já com um mês de vida. Todas as crianças saem da maternidade com um informativo explicando a importância do teste e informando os pais onde deve ser realizado.

A secretária de Saúde, Deise Quadros, disse que os pais devem se conscientizar da importância do teste do pezinho, pois quanto maior a rapidez na identificação e início do tratamento das doenças, maior a possibilidade de evitar sequelas nas crianças. “É muito importante que o diagnóstico seja realizado o mais precocemente possível”, reforça.


Doenças detectadas pelo teste do pezinho:
Através do teste, podem ser detectadas as seguintes doenças: hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, fibrose cística, biotinidase e anemia falciforme. Conforme a coordenadora do laboratório, Cíntia Ambrózio, é de extrema importância a realização deste exame nos primeiros dias de vida, pois já se consegue saber se a criança tem alguma doença que clinicamente ainda não se manifestou e deve ser tratada.

O teste do pezinho é realizado no Laboratório Municipal Breno Gasparri, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Polícia Civil deflagra Operação Rota 290 no município de Encruzilhada do Sul e região.

Quadrilha especializada em roubo de tratores, máquinas e estelionato é investigada. Um homem foi preso. A Polícia Civil, através da DECRAB/B...